Quando as pessoas estão nos seus vinte e poucos anos, a massa muscular esquelética começa a diminuir a uma taxa de 4% por década, o que continua até que eles atinjam seus mais de 50 anos. Depois disso, a taxa de perda muscular acelera a 10% do restante do músculo esquelético por década. Relacionada com a idade, a perda de massa e força resultam, principalmente, de uma diminuição do número e tamanho das fibras musculares. Os níveis anormais de hormônio do crescimento, testosterona e tiroxina acentuam a perda de massa muscular. Além disso, a capacidade do músculo para manter os níveis de energia e manter a potência de contração repetidas diminuem em pessoas mais velhas. Músculos mais velhos também são mais suscetíveis a lesões, particularmente a partir de cargas excêntricas, diminuindo a cura em potencial.

            O treinamento de força pode aumentar a força muscular e o tamanho do músculo em pacientes idosos. Pequenas lesões musculares durante o exercício são mais comuns entre os idosos. Treinamento de força de menor intensidade diminui o risco destas lesões. Além disso, a terapia de substituição hormonal pode ser indicada, principalmente para o sexo feminino.

            Os tendões mostram alterações degenerativas que iniciam na terceira década de vida. A diminuição da vascularização e celularidade nos tendões, tornam-os mais fracos, mais rígidos e menos complacentes, por causa de uma maior quantidade de colágeno insolúvel, diminuição de proteoglicanos e teor de água. Essas mudanças predispõem tendões às roturas espontâneas ou de baixo nível de energia, particularmente em áreas relativamente avasculares, como o manguito rotador do ombro, tendão do tibial posterior e tendão de Aquiles. Os ligamentos também têm resistência diminuída à tração em pessoas idosas. Esta diminuição da força é devida a alterações de substâncias, e algumas estão relacionadas com o enfraquecimento do local de inserção do ligamento no osso.